Senegal

Carlinhos, Débora, Davi, Gabriel e José Carlos

Amados irmãos e irmãs, a paz!

Nós somos de Recife e há quatro anos nos mudamos para o Senegal junto com os nossos filhos (Gabriel e Carlinhos Filho, hoje com 18 e 13 anos), para servir ao povo do Senegal através de projetos de empreendedorismo social na área de ensino.

Começamos com uma turma de Informática em um espaço cedido pela igreja, depois nos mudamos para a garagem de nossa casa, e há dois anos a escola saiu de nossa casa e funciona em um espaço próprio em um apartamento alugado.

Nosso carro-chefe é a formação de informática de um ano, que compreende desde o nível básico até o avançado. No final da formação, nossos alunos estão prontos para trabalhar como técnicos de informática. Nosso diferencial são os preços populares, aliados à excelência no ensino. Concedemos bolsas para estudantes menos favorecidos, para que eles também tenham acesso a uma formação profissionalizante. Hoje nossa equipe já conta com um professor, uma secretária, e um estagiário, todos nossos ex-alunos e todos senegaleses.

Com o que arrecadamos nas aulas e os serviços técnicos que prestamos, damos andamento a outros projetos, como alfabetização de mulheres e nutrição de crianças nas aldeias.

Hoje, estamos construindo uma escola em uma pequena cidade chamada Thiadiaye, distante 2 horas de Dakar. Essa cidadezinha é cercada de aldeias e conta com mais de 400 crianças que não contam com nenhuma escola nos arredores. Já compramos o terreno e estamos iniciando os trabalhos de construção.

Escolhemos o nome DORCAS para o nosso Instituto como uma homenagem a uma mulher cuja história está registrada na Bíblia no livro de Atos capítulo 9, versículos 36 – 42. Ela era conhecida pelo amor que tinha pelos necessitados desua região, não medindo esforços para cuidar deles.

Esse amor era tão grande que após sua morte, as viúvas imploraram aos discípulos que fizessem alguma coisa, porque sem ela ficariam todos desamparados. E assim, pelo poder do Espírito de Deus, ela foi trazida de volta à vida para seguir em frente com a sua obra. Assim como Dorcas, temos como compromisso servir de suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Senegal (África).

Nossa área de atuação é o ensino, porque cremos na educação como ferramenta para fortalecer pessoas, ampliando sua visão de mundo e ajudando-as a desenvolver todo o seu potencial.

Missão

Empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica através de uma formação de primeira linha em competências técnicas, acadêmicas, éticas e morais, bem como  desenvolver projetos de combate à pobreza e à desigualdade social no Senegal.

‍Visão

Em um processo de aprendizagem com foco na prática, queremos facilitar o processo de construção de conhecimento dos nossos alunos, tornando-os responsáveis por seu próprio crescimento e capacitando-os para fazer a diferença no mercado de trabalho do Senegal, além de fomentar a ação social como estratégia de crescimento e integração para professores, alunos e funcionários.

Valores

  • Reconhecimento e valorização da Dignidade e do Potencial de cada indivíduo.
  • Criação de um ambiente propício ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional .
  • Respeito pelas Pessoas.
  • Foco na Ética, na Integridade e na Disciplina.
  • Estímulo à Cooperação Trabalho em Equipe.
  • Ênfase na Excelência, na Responsabilidade e na Iniciativa como metas.
  • Promoção do Voluntariado e da Ação Social como responsabilidade de todos os funcionários e alunos.

Para doar

Faça a diferença na vida de alguém que REALMENTE precisa! Se você quiser se tornar um colaborador do projeto de capacitação profissional e alfabetização, você pode contribuir das seguintes formas:

Ag: 3108-9
Conta-corrente: 1000-6
Titular: Família Melo Missão

Para obter o CPF,
entrar em contato via WhatsApp aqui.

Ag: 0651
Conta poupança: 11328-1
Op: 013
Titular: José Carlos Santos de Melo

Para obter o CPF
,
entrar em contato via WhatsApp aqui.

Ag: 1055-3
Conta poupança: 2000202-6
Titular: José Carlos Santos de Melo

Para obter o CPF
,
entrar em contato via WhatsApp aqui.

Ag: 6103
Conta-corrente: 32569-9
Titular: José Carlos Santos de Melo

Para obter o CPF
,
entrar em contato via WhatsApp aqui.